MANTA GEOTÊXTIL

SEPARAÇÃO

Impedir a mistura entre solos e materiais de diferentes granulometrias e aumentar a capacidade de carga a fundação, é uma das funções do Geotêxtil.

PROTEÇÃO

Geotêxtil também previne danos materiais que necessitam de proteção como geomembranas e absorve tensões localizadas.

FILTRAÇÃO

As características do geotêxtil possibilitam de particulas sólidas, permitindo apenas a passagem de líquidos nos processos de filtração.

DRENAGEM

Geotêxtil permite a recolha e transporte de águas pluviais, de imigração, subterrâneas e outros líquidos.

DETALHES DO PRODUTO

O geotêxtil não tecido Geoflex, fabricado com fibras de poliéster (PET), foi desenvolvido para atender à diversas aplicações na Engenharia. Entre as principais aplicações, destacam-se seu uso em sistemas de filtração e drenagem, no controle de erosão, em proteção costeira de margem de rios e canais, na recuperação e reforço de estradas e vias férreas, como proteção em sistemas de impermeabilização e depósitos de resíduos sólidos, na cura de concreto, entre outras inúmeras situações.

 

Proteção mecânica de membranas impermeabilizantes

O Geoflex é utilizado como proteção mecânica de membranas impermeabilizantes em aterros sanitários, em canais de concreto ou em dutos enterrados. Sua função é evitar que irregularidades da fundação ou o lançamento do concreto danifiquem as membranas impermeabilizantes, quando estas são usadas como principal elemento de impermeabilização.

 

Filtração

O Geoflex é utilizado como elemento filtrante na junção de de galerias de águas pluviais com elementos pré-moldados de concreto, evitando a erosão interna do reaterro sobre a galeria. Seu uso também é indicado em sistemas de filtro para gabiões, além de diques de contenção, sistema de paliçadas e como camisas filtrantes para tubo drenos. Em sistemas contra erosão conhecido como silt fences, o Geoflex é fixado em pontaletes de madeira, formando uma cortina vertical e funciona como um filtro capaz de evitar o carreamento de sedimentos resultantes de erosões ou obras geotécnicas à montante.

 

Reforço de solo

O Geoflex atua como elemento de reforço em projetos de muros de arrimo e taludes íngremes utilizando-se a técnica de solo-reforçado. Atua com a função de inserir rigidez à estrutura, com a possibilidade de utilização de solo fino local, além de excelente custo-benefício. Também é indicado como reforço na base e capa asfáltica de pavimentos e em lastros ferroviários, além de seu uso como reforço em aterros apoiados sobre solos com baixa capacidade de carga.

 

Drenagem e filtração

O Geoflex atua como elemento filtro-drenante em obras viárias, quando da necessidade de rebaixar o lençol freático (utilização de drenos longitudinais paralelos ao longo da rodovia). Os drenos precisam ser envolvidos por uma camada de Geoflex filtrante e brita que impedem a passagem dos finos pelo fluxo de água. O Geoflex atua também como elementro filtro-drenante de campos esportivos. Quando o solo base é menos permeável que o solo vegetal constituinte do campo, recomenda-se a construção de um sistema drenante para captar as águas de chuva e/ou irrigação excedentes, prevenindo a morte da vegetação. Nestes casos, se constrói um colchão drenante dotado de trincheiras paralelas de captação. O Geoflex não tecido é colocado entre o solo vegetal e o material drenante do colchão, assim como nas paredes das trincheiras.

 

Separação

O Geoflex é utilizado como elemento de separação em camadas de solos e estabilização de subleito, e como camada de separação na base de lastros ferroviários, impedindo que ocorra a interpenetração das camadas devido às cargas produzidas pelo tráfego. Além disso, o Geoflex também evita a entrada de finos nas camadas de base, reduz na formação de sulcos na superfície, permite a passagem de água, eliminando a formação de poças e reduz a frequência de manutenção e consequentemente o custo.

hospedado e desenvolvido por
esta precisando de acesso a internet